segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto da USP testa Carros sem motorista

Veículos fazem parte do projeto CaRINA e ainda estão proibidos de trafegar por vias públicas.

Carros sem motorista são testados em campus da USP
Três veículos que fazem parte do projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) já circulam livremente pelo campus do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Os carros (que ainda não podem trafegar em vias públicas por questões de segurança) estão sendo testados em um terreno que oferece uma boa representação de ambientes urbanos.
De acordo com o professor Fernando Osório, que atua como coordenador no projeto, todos os testes são efetuados com um piloto capacitado no interior do veículo. “Se o sistema computacional deixa de emitir sinais para o controle ou sofre uma pane, esta pessoa pode intervir imediatamente e parar o veículo”, comenta.
Caso queira saber mais sobre a trajetória do CaRINA e conferir em detalhes o funcionamento do sistema, não deixe de ler nossa entrevista com Denis F. Wolf, um dos diretores do projeto. Ainda não há qualquer previsão para que o invento ganhe uma versão final – até agora, três edições do empreendimento já foram concebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

®WebDeskers Nosdek Adventure.
ESCREVA AQUI O SEU COMENTÁRIO ↓.